“Nosso único compromisso é a Beleza!”
Tereza Xavier criou com suas peças uma nova linguagem, fundou mesmo uma nova escola nessa arte tão antiga da Alta Joalheria.
Tereza Xavier é uma Artista que transita entre a joalheria, o design de objetos, a pesquisa para o uso sustentável de matérias primas da floresta, as ações sócio ambientais, a filosofia, a metafísica, as expedições para lugares sagrados, a ilustração e a arte da escrita. É referência quando o assunto é inovação e beleza.
Tereza Xavier, em 1996, ao estrear no universo da Alta Joalheria, tinha a visão e a intenção de pesquisar os preciosos códigos ancestrais dos saberes manuais das mulheres indígenas e das artesãs do Brasil, e uni-los à Alta Joalheria. Desde então, deu as mãos a essas mulheres, artistas maravilhosas, formando seu Dream Green Team, que hoje conta com artesãs indígenas de diferentes tribos, e com artesãs em diversos estados do Brasil, construindo assim uma marca nacional.
Contempla a natureza e o fato de perceber em seus simples elementos uma riqueza insuspeitada, a move a trazê-los para o universo da joalheria, criando peças inusitadas e valiosas. Através de sua arte imagética e visionária a ecojoalheira surfa a natureza, alerta para a urgência da preservação do meio ambiente e inspira o despertar da indústria joalheira para a eco consciência no uso de fontes de matéria prima sócio e ambientalmente responsáveis.
Tereza Xavier resgata a função que a jóia tinha na antiguidade, a jóia como instrumento ritual, de proteção, de ancoramento de poder, de abundância, de felicidade – a jóia talismã. Suas peças agregam princípios da alquimia, da cromoterapia, da física quântica, da geometria sagrada, sendo além de belas, jóias de alta frequência vibracional.
Tereza Xavier recebeu os mais importantes prêmios nacionais e internacionais da joalheria como o De Beers Diamonds International Award, o De Beers Designer Forum, três vezes o Anglogold Ashanti Award, expôs suas jóais no Carroussel du Louvre em Paris, no Itaú Cultural em São Paulo e em Belo Horizonte e também nas principais cidades do mundo, algumas de suas peças fazem parte do acervo do Museu do Ouro na África do Sul.
Em suas viagens pelo mundo por décadas estudou com Xamãs, Healers, Mestres em diferentes tradições, mergulhando profundamente na sabedoria ancestral dos Povos Indígenas estudou com diversos Pajés no Brasil e em outras partes do mundo.
É Mestre Instrutora em 84 técnicas de cura, em geometria sagrada, em linguagem de luz e tem especial formação em Alquimia, transmitindo esses conhecimentos para as pessoas através de suas peças. Aposta na brasilidade, na singularidade, retrata no seu trabalho o exemplo do mundo em que quer viver, focando sempre no Bem Maior e buscando atuar como cocriadora de uma nova consciência no planeta Terra, numa postura coerente entre sua vida pessoal e sua arte.
No processo criativo as suas jóias incorporam a poesia dessa maneira de atuar no mundo, que faz com que elas saltem do cotidiano das pessoas para ser muitas vezes expostas em galerias e museus alçadas como Obras de Arte.
Coleções
Talismã
De Beers Diamonds International Awards
Darcy Ribeiro
De Beers – Designer Forum
As palhas das pulseiras da Coleção Darcy Ribeiro são confeccionadas por mulheres indígenas.
Huni Kuin
Temos as pulseiras da Coleção Huni Kuin em diferentes cores, bordadas com diferentes Pedras Preciosas.
Vesica Piscis
A Coleção Vesica Piscis surgiu de mais uma das muitas parcerias de Tereza Xavier com as mulheres indígenas do Brasil.
As lindas Bolsas Vesica Piscis são uma carinhosa collab. Tereza Xavier as adorna com puras lãs coloridas, Pedras Preciosas, Diamantes, Pérolas, Olhos Gregos, Búzios, Cocos da Floresta, Guizos Indígenas e muito mais.
As Bolsas Vesica Piscis são inspiradas na arte indígena da tribo Xavante, conhecida como “O Povo Verdadeiro”, guardiões da Serra do Roncador, Brasil.
A parceria com as mulheres e os homens da tribo Xavantes se junta a muitas outras parcerias construídas por Tereza Xavier, sempre conectada com sua declaração de intenções de resgatar os preciosos códigos ancestrais dos saberes manuais dos povos indígenas e dos artesãos do Brasil, e de uni-los à Alta Joalheria e à Moda.
A Designer Tereza Xavier de mãos dadas com seu Time Verde dos Sonhos construiu uma marca luxuosamente sustentável, com beleza e amor, um refinado ecossistema de valor desde 1996, com inumeráveis Mestres de Ourivesaria, com artesãs indígenas, e com artesãs de cada um dos estados do Brasil.
Essa visão inspirou um outro olhar sobre os produtos artesanais, sobre a arte indígena, sobre as materiais primas da floresta, tornando possível uma renda consistente e contínua para artistas multitalentosas desde a Floresta Amazônica até as cidades, do Oiapoque ao Chuí, criando joias obras de arte, com todo entusiasmo, desde o coração, do Rio de Janeiro para o mundo.
As bolsas Xavantes são atemporais, são parte da ancestralidade, e encantaram a Designer Tereza Xavier pela simplicidade harmónica da beleza da forma, e pelo fato de que a manufatura das mulheres Xavantes mantém as folhas da palmeira Buriti inteiras, trançando-as como em um abraço, é como uma geometria formada a partir do coração com as folhas da Palmeira inteiras.
As bolsas assumem naturalmente a forma exata do Vesica Piscis, o receptáculo do peixe, o padrão principal da Flor da Vida, emblema da geometria sagrada, que está presente no logo da marca Tereza Xavier e em muitas de suas joias, e que é um padrão de toda a criação. Uma bela sincronicidade plena de simbolismo.
A bolsa Xavante é arte, e arte é a vida do povo Xavante. Os Xavantes acreditam que a bolsa é bonita porque ela é útil e se ela é útil é boa.
Segundo a percepção cosmológica do povo Xavante, um ancestral Pagé ensinou a fazer a bolsa e depois seguiram com este conhecimento por gerações, construindo a identidade do povo Xavante. Os Xavantes dão o nome de “Abamére” para as bolsas sem tampa, onde carregam objetos pessoais, e às bolsas sem tampas dão o nome de “Si’onõ” onde também colocam objetos pessoais, e à bolsa extra grande onde carregam os bebês. Mas em geral todas são chamadas de “Baquités”.
A manufatura de casa bolsa Vesica Piscis envolve cerca de 7 artesãs: 1 artesã Xavante, e mais 6 artesãs de diferentes estados do Brasil. Tudo é finalizado no Rio de Janeiro, e em alguns casos, dois profissionais a mais são envolvidos, um mestre de ourivesaria e um cravador.
Todo o processo da manufatura de cada bolsa Vesica Piscis, desde a retirada das folhas das palmeiras, leva aproximadamente 34 horas para miniatura, 43 horas para a pequena, 61 horas para a média, 160 horas para grande, e 250 horas para a extra grande, a bolsa “Oca”.
Há muitas linhas das bolsas Vesica Piscis e todas elas são batizadas com o nome de estrelas do céu, são peças únicas, e cada pessoa pode encomendar, indicar sua linha preferida para manufatura de uma bolsa similar.
As bolsas “Oca” das linhas Aldebaran, Procyon e Sírius são afetuosamente dedicadas as mães para transportarem seus amados pets confortavelmente, e com muito charme, e as bolsas “Orfeu” das linhas Vega e Zeta1 Lyrae são repletas de Guizos e Sinos, e as bolsas Flor das linhas Betelgeuse, Arcturus, Canopos, Alpha Centauro e Rigel trazem pequenas cabaças com Ouro, Pedras Preciosas, Pérolas, Diamantes, como vasinhos preparados para colocar flores.
As bolsas Vesica Piscis serão apresentadas como telas a serem pintadas em todas coleções lançadas, porque elas seguem o princípio da bolsa Xavante, bonita, útil, e boa ao qual elas acrescentam: preciosa, única, fashion, e luxuosamente sustentável.
Toda cultura Xavante é conectada com o meio ambiente, o Ró, se tudo está bem em Ró, o futuro está garantido e também a continuação da cultura Xavante.
A bolsa Vesica Piscis na sua singularidade, imprime a visão da marca Tereza Xavier de que a ecologia é o mais alto luxo.
X
A Coleção X é a primeira parceria de Tereza Xavier com os homens indígenas da tribo Xavante. São eles que confeccionam as gravatinhas e as pulseiras em puro algodão, ícones de sua identidade cultural. Tereza Xavier converte essas lindas peças em chokers, colares, pulseiras e brincos.
Copacabana
Fios confeccionados à mão por artesãs brasileiras com puras lãs, multicoloridas, miçangas, Prata, Pérolas e Pedras Preciosas celebram as Copacabanas! A Copacabana às margens do Lago Titicaca na Bolívia, e a nossa Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, a Princesinha do mar. Cada um desses fios envolve muitas horas de dedicação e de um olhar colorista refinado.
Primavera
Flores multicoloridas desabrocham nas pulseiras e nos colares saudando a primavera entre Pérolas e Pedras Preciosas em todos os tons. Todas as joias desta coleção são únicas e feitas à mão e envolvem várias horas de trabalho dedicado e refinado. Braceletes e fios com flores confeccionadas à mão com puras lãs coloridas por artistas artesãs brasileiras, envolvendo muitas horas de trabalho, criam uma primavera com gotas de orvalho em forma de Cristais de Quartzo Branco.
Temos os fios Primavera com diferentes cores nas flores e diferentes Pedras Preciosas supercoloridas.
Renda de Bilros
A minuciosa arte super artesanal da Renda de Bilros encanta Tereza Xavier, lindas joias têxteis, pelas mãos de artistas artesãs brasileiras, em pontos como coração, abacaxi, palma, trança, zigue e zague, margarida, trocadilho, escadinha do cupido e outros, aliados a Pedras Preciosas brasileiras, Pérolas e fitas coloridas, convertem-se em joias únicas que cantam este trabalho singelo, primoroso e cantante, realizado sobre almofadinhas de pano com bilros de madeira. Cada uma das peças desta coleção envolve muitas horas de trabalho dedicado e refinado.
As pulseiras da Coleção Renda de Bilros podem ser confeccionadas na cor desejada.
Malca
O Reisado é uma festa folclórica e inspirou a Coleção Malca. Essa Coleção de Alta Joalheria faz um casamento do popular com luxuosa apresentação do Ouro, das Pedras Preciosas, das Pérolas e dos Diamantes.
A palavra Malca em Hebraico significa princesa. Mais uma vez Tereza Xavier faz um costume brasileiro virar tendência de moda e comportamento. Raiz brasileira no reinado da beleza luxuosamente simples e colorida. Cada peça é única e envolve muitas horas de trabalho manual de artistas artesãs brasileiras.
Esta coleção consiste em singelos anéis, fios longos e curtos multicoloridos, com muitos tassels, feitos à mão, que se convertem em pulseiras ou chockers. Traz ainda braceletes e, uma variedade enorme de lindos brincos adorno que recebem o nome de flores e se adaptam ao lindo brinco de Pérola com um mecanismo na parte traz onde se coloca os brincos adorno multicoloridos.
Esses adornos podem ser adaptados também em qualquer outro modelo de brinco com pino e tarraxa, possibilitando que um único brinco se converta em vários brincos. Como os brincos adorno são peças únicas, no caso do modelo escolhido não estar mais disponível, é possível encomendar um similar a partir do nome da flor do brinco adorno.
Temos os fios Malca acima em todas as cores e também multicoloridos.
Saint Tropez
Esta coleção de Alta Joalheria Têxtil transborda da coleção Saint Tropez Alta Joalheria. Chiqueria e charmeria confeccionada pelas mãos de artistas artesãs brasileiras, do Rio de Janeiro para o mundo. Inclui ainda cintos indígenas confeccionados por diferentes tribos do Brasil aos quais Tereza Xavier acrescentou Pedras Preciosas.
Temos a pulseira Saint Tropez em diferentes cores e com diferentes Pedras Preciosas.