Skip to content Skip to footer

Tereza Xavier

Tereza Xavier criou com suas peças uma nova linguagem. Fundou mesmo uma nova escola nesta arte tão antiga da joalheria.

Tereza Xavier é uma Artista que transita entre a joalheria, o design de objetos, a pesquisa para o uso sustentável de matérias primas da floresta, as ações sócio ambientais, a filosofia, a metafísica, as expedições para lugares sagrados, a perfumaria, a ilustração, a arte da escrita, e a criação de peças icônicas de vestuário. É referência quando o assunto é inovação e beleza.

Tereza Xavier, em 1996, ao estrear no universo da Alta Joalheria, tinha a visão e a intenção de pesquisar os preciosos códigos ancestrais dos saberes manuais das mulheres indígenas e das artesãs do Brasil, e uni-los à Alta Joalheria. Desde então, deu as mãos a essas mulheres, artistas maravilhosas, formando seu Dream Green Team, que hoje conta com artesãs indígenas de diferentes tribos, e com artesãs em diversos estados do Brasil, construindo assim uma marca nacional.

Contempla a natureza e o fato de perceber em seus simples elementos uma riqueza insuspeitada, a move a trazê-los para o universo da Alta Joalheria, criando peças inusitadas e valiosas. Através de sua arte imagética e visionária a ecojoalheira surfa a natureza, alerta para a urgência da preservação do meio ambiente e inspira o despertar da indústria joalheira para a eco consciência no uso de fontes de matéria prima sócio e ambientalmente responsáveis.

Tereza Xavier resgata a função que a joia tinha na antiguidade, a joia como instrumento ritual, de proteção, de ancoramento de poder, de abundância, de felicidade – a joia talismã. Suas peças agregam princípios da alquimia, da cromoterapia, da física quântica, da Geometria Sagrada, sendo além de belas, joias de alta frequência vibracional.

Tereza Xavier recebeu os mais importantes prêmios nacionais e internacionais da joalheria como o De Beers Diamonds International Award, o De Beers Designer Forum, três vezes o Anglogold Ashanti Award, expôs suas jóais no Carroussel du Louvre em Paris, no Itaú Cultural em São Paulo e em Belo Horizonte e também nas principais cidades do mundo, algumas de suas peças fazem parte do acervo do Museu do Ouro na África do Sul.

Em suas viagens pelo mundo por décadas estudou com Xamãs, Healers, Mestres em diferentes tradições, mergulhando profundamente na sabedoria ancestral dos Povos Indígenas estudou com diversos Pajés no Brasil e em outras partes do mundo.

É Mestre Instrutora em 84 técnicas de cura, em Geometria Sagrada, em Linguagem de Luz e tem formação em Alquimia, transmitindo esses conhecimentos para as pessoas através de suas peças. Aposta na brasilidade, na singularidade, retrata no seu trabalho o exemplo do mundo em que quer viver, focando sempre no Bem Maior e buscando atuar como cocriadora de uma nova consciência no planeta Terra, numa postura coerente entre sua vida pessoal e sua arte. Seu único compromisso é a Beleza.

No processo criativo as suas joias incorporam a poesia dessa maneira de atuar no mundo, que faz com que elas saltem do cotidiano das pessoas para ser em muitas vezes expostas em galerias e museus alçadas como Obras de Arte.