Skip to content Skip to footer

Coleção Vesica Piscis Alta Joalheria

A Coleção Vesica Piscis surgiu de mais uma das muitas parcerias de Tereza Xavier com as mulheres indígenas do Brasil. 

As lindas Bolsas Vesica Piscis são uma carinhosa collab. Tereza Xavier as adorna com puras lãs coloridas, Pedras Preciosas, Diamantes, Pérolas, Olhos Gregos, Búzios, Cocos da Floresta, Guizos Indígenas e muito mais. 

 

A bolsa é bonita porque ela é útil e se ela é útil ela é boa !

 

As Bolsas Vesica Piscis são inspiradas na arte indígena da tribo Xavante, conhecida como “O Povo Verdadeiro”, guardiões da Serra do Roncador, no Brasil. 

A parceria com as mulheres e com os homens da tribo Xavante se junta a muitas outras parcerias construídas por Tereza Xavier, sempre conectada com sua declaração de intenções de resgatar os preciosos códigos ancestrais dos saberes manuais dos povos indígenas e dos artesãos do Brasil, e de uni-los à Alta Joalheria e à Moda. 

A Designer Tereza Xavier de mãos dadas com seu Time Verde dos Sonhos construiu uma marca luxuosamente sustentável, com beleza e amor, um refinado ecossistema de valor desde 1996, com inumeráveis Mestres da Ourivesaria, com artesãs indígenas, e com artesãs de cada um dos estados do Brasil.

Essa visão inspirou um outro olhar sobre os produtos artesanais, sobre a arte indígena, sobre as matérias primas da floresta, tornando possível uma renda consistente e contínua para artistas multitalentosas desde a Floresta Amazônica até as cidades, do Oiapoque ao Chuí, criando joias obras de arte, com todo entusiasmo, desde o coração, do Rio de Janeiro para o mundo.

As bolsas Xavantes são atemporais, são parte da ancestralidade, e encantaram a Designer Tereza Xavier pela  simplicidade harmônica da beleza da forma, e pelo fato de que a manufatura das mulheres Xavantes mantém as folhas da palmeira Buriti inteiras, trançando-as como em um abraço, como uma geometria formada a partir do coração com as folhas da palmeira inteiras. 

As bolsas assumem naturalmente a forma exata do Vesica Piscis, o Receptáculo do Peixe, o padrão principal da Flor da Vida, emblema da geometria sagrada, que está presente no logo da marca Tereza Xavier e em muitas de suas joias, e que é um padrão de toda a criação. Uma bela sincronicidade plena de simbolismo. 

A bolsa Xavante é arte, e arte é a vida do povo Xavante. Os Xavantes acreditam que a bolsa é bonita porque ela é útil e se ela é útil é boa.

Segundo a percepção cosmológica do povo Xavante, um ancestral Pagé as ensinou a fazer a bolsa e depois seguiram com este conhecimento por gerações, construindo a identidade do povo Xavante. Todas as bolsas são chamadas  de “Baquités”.

A manufatura de casa bolsa Vesica Piscis envolve cerca de 7 artesãs: 1 artesã Xavante, e mais 6 artesãs de diferentes estados do Brasil. Tudo é finalizado no Rio de Janeiro, e em alguns casos, dois profissionais a mais são envolvidos, um mestre da ourivesaria e um cravador.

Todo o processo da manufatura de cada bolsa Vesica Piscis, desde a retirada das folhas das palmeiras, leva aproximadamente 34 horas para miniatura, 43 horas para a pequena, 61 horas para a média, 160 horas para grande, e 250 horas para a extra grande, a bolsa “Oca”.

Há muitas linhas das bolsas Vesica Piscis e todas elas são batizadas com o nome de estrelas do céu, são peças únicas, e cada pessoa pode encomendar, indicar sua linha preferida para manufatura de uma bolsa similar.

 As bolsas “Oca” das linhas Aldebaran, Procyon e Sírius são afetuosamente dedicadas às mães para transportarem seus amados pets confortavelmente, e com muito charme, e as bolsas “Orfeu” das linhas Vega e Zeta1 Lyrae são repletas de Guizos e Sinos, e as bolsas Flor das linhas Betelgeuse, Arcturus, Canopos, Alpha Centauro e Rigel trazem pequenas cabaças com detalhes em Ouro, Pedras Preciosas, Pérolas, Diamantes, como vasinhos preparados para colocar flores.

As bolsas Vesica Piscis serão apresentadas como telas a serem pintadas em todas coleções lançadas, porque elas seguem o princípio da bolsa Xavante, bonita, útil, e boa ao qual elas acrescentam: preciosa, única, fashion, e luxuosamente sustentável. 

Toda cultura Xavante é conectada com o meio ambiente, o Ró, se tudo está bem em Ró, o futuro está garantido e também a continuação da cultura Xavante. 

A bolsa Vesica Piscis na sua singularidade, imprime a visão da marca Tereza Xavier de que a ecologia é o mais alto luxo.  

pt_BRPortuguês do Brasil